top of page

Como a prática de atividades físicas impacta no desempenho profissional?

Atualizado: 22 de out.

A partir de um artigo sobre a preocupação das empresas frente ao sedentarismo crescente no Brasil, publicado pela revista Você RH, notamos que estamos diante de um cenário problemático, que interfere no desempenho e desenvolvimento profissional do colaborador.


Segundo os dados apresentados pela revista, o Brasil é o quinto país mais sedentário do mundo e o primeiro da América Latina. As consequências apresentadas pela revista, será uma população com maiores doenças crônicas, sabendo que o sedentarismo é um dos principais fatores de riscos para doenças crônicas, tendo como resultado uma menor qualidade de vida, maiores investimentos com saúde e psicoterapias, menor produtividade em ambiente de trabalho, além de risco de morte precoce.


O impacto do sedentarismo na saúde mental precisa ser entendido como devastadora, causando prejuízos na (auto) estima, aumento da ansiedade, estresse e depressão, que por si só, acarreta diminuição no interesse por atividades profissionais, redução de energia para executar novos projetos, diminuição na capacidade criativa e outros. Além disso, estudos mais recentes apontam a relação direta do sedentarismo com prejuízos cognitivos, podendo ser explicado por diversas alterações cerebrais, como aumento dos neurotransmissores e mudanças das estruturas cerebrais. De foma geral, os efeitos da prática de exercícios físicos sobre o cérebro provocam melhoras na saúde mental, funções cognitivas e riscos que influenciam tanto a saúde cerebral, quanto a saúde física como um todo.


Em suma, podemos entender o sedentarismo como um produto da modernidade e do avanço da tecnologia, que provocou mudanças nas atividades profissionais, permitindo que o colaborador utilize cada vez menos potencialidades corporais e permitindo que fique mais de 8 horas sentados diante de um computador, elevando os níveis de ansiedade, estresse e obesidade. Além disso, outros meios facilitadores foram desenvolvidos, como entrega de comida, fármacos e demais produtos da vida diária via aplicativos de delivery e, inclusive, a implementação de consultas médicas e terapêuticas online.


Com isso, a implementação de alguma atividade física tem possibilidade de otimizar o bem-estar físico e mental, redução de resposta emocionais negativas frente a estresses, redução dos níveis de ansiedade e depressão, consequentemente, há um aumento na capacidade criativa, na memória e concentração, produzindo respostas mais assertivas em ambiente organizacional.

30 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page