• Leonardo Amorim

#DiadoPsicólogo saiba mais sobre essa profissão!

Hoje, 27 de agosto, é comemorado o Dia do Psicólogo porque nesse dia, em 1962, o presidente João Goulart sancionou a Lei N° 4.119, que dispõe sobre a profissão de psicólogo.



O profissional:


O psicólogo tem como objetivo analisar e compreender as pessoas a fim de solucionar problemas relacionados ao comportamento. Ele atua no diagnóstico, na prevenção e no tratamento de doenças mentais, de personalidade ou distúrbios emocionais.


Além disso, estuda o comportamento humano por meio da análise de suas ideias, valores e emoções, procurando identificar padrões de comportamento através da observação e interação direta com os pacientes.


Sem restrições, o psicólogo é indicado a todos que possuem insatisfação em qualquer âmbito, seja profissional, pessoal, amoroso ou financeiro. Adultos ou crianças que possuem emoções a flor da pele, doenças não diagnosticadas e problemas de relacionamento são alguns dos casos em que é necessário procurar um psicólogo.


Áreas de atuação em evidência:


A área acadêmica e as consultorias de empresas, também são opções atrativas. Destaca-se ainda que os profissionais da área são fundamentais tanto em organizações privadas como públicas.


Outro segmento em evidência é o de recursos humanos, que recentemente tem admitido um número expressivo de profissionais da psicologia, pois estes são capazes de traçar perfis compatíveis com os valores das empresas, além de prestarem atendimento para os colaboradores.


Abordagens:


Psicanálise, Sistêmica, Gestalt, Humanista, Junguiana, Lacaniana, Cognitiva são alguns exemplos de abordagens ou fundamentos teóricos da Psicologia. Isto torna o processo de escolha uma missão complicada para quem procura um psicólogo clínico.


Como é difícil para uma pessoa saber qual abordagem é mais indicada para cada caso, recomendamos que o indivíduo faça uma orientação psicológica presencial ou online para ajudar nesta decisão.


O que achou do conteúdo? Esclareceu todas as suas dúvidas sobre o que faz um psicólogo? Conte para nós através dos comentários!


Fontes: calendarr.com | guiadacarreira.com.br | blog.psicologiaviva.com.br

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo