Employee Experience, Experiência do Funcionário ou apenas EX tem se mostrado uma das maiores tendências para 2025. No ano passado foi muito falado sobre salário emocional, benefícios, estratégias para atrair e reter funcionários. Mas esse ano a tendência é que essas estratégias sejam realmente colocadas em pratica por muitas empresas.
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Com a aprovação da Lei 14.831, de 2024, que criou o Certificado Empresa Promotora da Saúde Mental, o surgimento de Funcionários Influencers, a queda histórica na taxa de desemprego no Brasil e outros fatores, ficou muito claro para o mundo empresarial que a experiência do funcionário está mais importante do que nunca.
Uma coisa ficou evidente em 2024, os funcionários não querem apenas bons salários, e manter um bom funcionário tem sido uma tarefa cada vez mais desafiadora para algumas corporações, por isso o desenvolvimento de uma boa EX se mostra uma das principais tendências do Endomarketing.
Pensa o seguinte você voltaria a um restaurante que têm uma boa comida, mas o atendimento é péssimo? Acho difícil acreditar que sim, até porque pesquisas mostram que 58% dos consumidores nunca mais voltam a comprar de uma marca após uma experiência ruim. Lembre-se que seu colaborador é seu primeiro cliente. Se ele não sente pertencente a esse lugar, na primeira oportunidade de sair ele não pensará duas vezes.
Você pode estar se perguntando, mas o que eu, como empresa, posso fazer para melhorar ou criar meu Employee Experience?
Muitas vertentes afetam a EX e cada caso precisa ser estudado a fundo para criar uma estratégia que realmente funcione na sua empresa e seja sustentável a longo prazo, mas vou te contar 3 aspectos muito influentes:
Ambiente Físico: Se seus colaboradores trabalham presencialmente você deve analisar como ambiente de trabalho afeta seus funcionários. É um ambiente agradável? Tem um espaço reservado para fazerem pequenas pausas de descanso? Tem uma copa bem estruturada para fazerem suas refeições?....
Ambiente Tecnológico: Sua ferramentas, computadores, softwares são atualizados? facilitam ou dificultam o trabalho dos colaboradores?
Ambiente Cultural: Lembrando que cultura não é dar bombom em data especial ou comprar bolo para os aniversariantes, cultura é sobre como o seu funcionário se sente em relação a empresa, ele se sente seguro e confortável para dizer quando algo está errado? ou quando tem uma ideia? A missão e valores da empresa e como isso é difundido influencia diretamente em como o funcionário se sente e por tanto na sua experiencia.
A forma como seu funcionário é tratado impacta diretamente na qualidade do seu atendimento e serviço.
Funcionários insatisfeitos têm 37% mais chances de cometer erros no atendimento ao cliente. (Forbes, 2023)
70% das experiências de compra são influenciadas pela forma como os funcionários se sentem no trabalho. (McKinsey)
Para 1 em cada 3 clientes, apenas uma experiência ruim é suficiente para abandonar a empresa. (PwC, 2023)
Imagine ter uma equipe focada, produtiva e engajada, enquanto você pode dedicar seu tempo ao que realmente importa: o crescimento estratégico do seu negócio. Nosso serviço de BPO não é apenas sobre otimizar processos, é sobre criar uma experiência diferenciada para seus colaboradores. Quando cuidamos das operações, ajudamos a transformar o ambiente de trabalho em um espaço onde seu time pode brilhar, refletindo diretamente em um Employee Experience excepcional.
E aí quando vai começar a pensar na sua estratégia de Employee Experience? Se precisar de uma mãozinha conta com a Fator WoW!
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