top of page

Employee Experience o Futuro das Organizações

Employee Experience, Experiência do Funcionário ou apenas EX tem se mostrado uma das maiores tendências para 2025. No ano passado foi muito falado sobre salário emocional, benefícios, estratégias para atrair e reter funcionários. Mas esse ano a tendência é que essas estratégias sejam realmente colocadas em pratica por muitas empresas.


-continua depois da imagem-


Employee Experience, Experiência do Funcionário ou apenas EX

Com a aprovação da Lei 14.831, de 2024, que criou o Certificado Empresa Promotora da Saúde Mental, o surgimento de Funcionários Influencers, a queda histórica na taxa de desemprego no Brasil e outros fatores, ficou muito claro para o mundo empresarial que a experiência do funcionário está mais importante do que nunca.


Uma coisa ficou evidente em 2024, os funcionários não querem apenas bons salários, e manter um bom funcionário tem sido uma tarefa cada vez mais desafiadora para algumas corporações, por isso o desenvolvimento de uma boa EX se mostra uma das principais tendências do Endomarketing.


Pensa o seguinte você voltaria a um restaurante que têm uma boa comida, mas o atendimento é péssimo? Acho difícil acreditar que sim, até porque pesquisas mostram que 58% dos consumidores nunca mais voltam a comprar de uma marca após uma experiência ruim. Lembre-se que seu colaborador é seu primeiro cliente. Se ele não sente pertencente a esse lugar, na primeira oportunidade de sair ele não pensará duas vezes.


Você pode estar se perguntando, mas o que eu, como empresa, posso fazer para melhorar ou criar meu Employee Experience?


Muitas vertentes afetam a EX e cada caso precisa ser estudado a fundo para criar uma estratégia que realmente funcione na sua empresa e seja sustentável a longo prazo, mas vou te contar 3 aspectos muito influentes:


  • Ambiente Físico: Se seus colaboradores trabalham presencialmente você deve analisar como ambiente de trabalho afeta seus funcionários. É um ambiente agradável? Tem um espaço reservado para fazerem pequenas pausas de descanso? Tem uma copa bem estruturada para fazerem suas refeições?....


  • Ambiente Tecnológico: Sua ferramentas, computadores, softwares são atualizados? facilitam ou dificultam o trabalho dos colaboradores?


  • Ambiente Cultural: Lembrando que cultura não é dar bombom em data especial ou comprar bolo para os aniversariantes, cultura é sobre como o seu funcionário se sente em relação a empresa, ele se sente seguro e confortável para dizer quando algo está errado? ou quando tem uma ideia? A missão e valores da empresa e como isso é difundido influencia diretamente em como o funcionário se sente e por tanto na sua experiencia.


A forma como seu funcionário é tratado impacta diretamente na qualidade do seu atendimento e serviço.


  • Funcionários insatisfeitos têm 37% mais chances de cometer erros no atendimento ao cliente. (Forbes, 2023)

  • 70% das experiências de compra são influenciadas pela forma como os funcionários se sentem no trabalho. (McKinsey)

  • Para 1 em cada 3 clientes, apenas uma experiência ruim é suficiente para abandonar a empresa. (PwC, 2023)


Imagine ter uma equipe focada, produtiva e engajada, enquanto você pode dedicar seu tempo ao que realmente importa: o crescimento estratégico do seu negócio. Nosso serviço de BPO não é apenas sobre otimizar processos, é sobre criar uma experiência diferenciada para seus colaboradores. Quando cuidamos das operações, ajudamos a transformar o ambiente de trabalho em um espaço onde seu time pode brilhar, refletindo diretamente em um Employee Experience excepcional.


E aí quando vai começar a pensar na sua estratégia de Employee Experience? Se precisar de uma mãozinha conta com a Fator WoW!



Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page