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Endomarketing: 6 Pontos essenciais para que as suas ações sejam um sucesso

Atualizado: 22 de out.

Trabalhar com uma boa ferramenta de marketing é indispensável quando o objetivo é atrair clientes internos, pois para alcançar o resultado desejado é importante conhecer as necessidades do mercado-alvo e comunicar os valores da empresa através dos produtos e serviços oferecidos.


Entender que são todas as peças que faz a engrenagem girar é o primeiro passo, por tanto, quando falamos de endomarketing nos referimos ao pensamento alinhado do time com os objetivos da empresa. Onde ambos estão conectados pela ação e estratégia que constrói esse relacionamento com foco no objetivo final: otimizar os lucros.


“Não é possível fazer um bom marketing externo sem envolver também, na mesma ação, os funcionários.” – J.P Flipo, European Journal of Marketing, vol. 20 n.° 8, pp. 5.



1. ESCALABILIDADE


Quando falamos de escalabilidade nos referimos a possibilidade que uma empresa tem de crescer, sem aumentar expressivamente os seus custos, mas ao mesmo tempo entregando bons resultados e agregando valor ao seu negócio. Para isso, é preciso entender a história da empresa, quais são os seus objetivos, metas e como essas informações serão comunicadas para sua equipe e, através deles, para os clientes.


A partir desses questionamentos, é possível traçar uma estratégia para que todos esses pontos estejam presentes nas abordagens da empresa e a impressão, juntamente com a mensagem, ser bem compreendida pelas pessoas que serão impactadas pela ação.


É importante ressaltar que o processo da venda de uma ideia, serviço ou produto só acontece quando o consumidor se identifica com a marca, necessita ou tem desejo pelo que está sendo vendido. Por tanto, para enxergarmos o valor precisamos entender os impactos.


2. COMUNICABILIDADE


Os meios e linguagens utilizadas pela empresa para se conectar a sua equipe faz parte de um pouco de tudo que engloba a comunicabilidade. Ter conhecimento sobre o tipo de contratação de cada funcionário, quantos são, gênero, mês de nascimento, tempo trabalhado e etc, ajuda a empresa a ter controle sobre informações importantes do colaborador, muito úteis na elaboração de ações internas.


Além de aumentar a assertividade nas ações e estratégias de relacionamento entre a empresa e colaborador, a comunicabilidade assertiva determina de maneira eficaz como as informações irão circular na empresa, de modo que seja acessível e do entendimento de todos.


3. IMPACTO


O impacto é definido pelo retorno que as ações da empresa tem tido durante o seu desenvolvimento. Para medi-lo é importante que a empresa entenda as necessidades da equipe dentro do cenário atual. O que é preciso para que as atividades sejam executadas corretamente e de que forma essas considerações vão trazer impactos positivos para ambos os lados?


Ter o feedback da equipe é primordial para medir o nível de satisfação e a impressão de cada um sobre a comunicação interna da empresa. Assim é possível saber, de forma precisa, se os valores do seu negócio estão sendo compreendidos pelo time e se os objetivos estão sendo atingidos, abrindo a possibilidade de planejar novas ações dentro do que é possível para melhorar esse relacionamento. É importante ter controle das etapas dessas novas ações, quais medidas podem ser tomadas e cabem dentro do orçamento da empresa?


4. RECONHECIMENTO


O reconhecimento é o que nutre a permanência do colaborador naquele ambiente de trabalho, funciona como um salário emocional, cada pessoa tem uma maneira singular de se sentir reconhecida profissionalmente.


Alguns se sentem reconhecidos quando recebem um aumento ou quando a empresa oferece uma promoção, outros através da oportunidade de investir na própria performance com treinamentos e cursos, enquanto outros se sentem valorizados quando a empresa se mostra flexível para que o profissional se desenvolva também em outras áreas da vida pessoal. Todas essas informações precisam ser observadas e utilizadas pela empresa para aprimorar esse relacionamento. É preciso pensar: o que tem sido feito para cativar e desenvolver o meu time?


5. DESENVOLVIMENTO CONTÍNUO


O desenvolvimento contínuo está ligado as ações que são promovidas para melhorar a performance da equipe, tanto na parte técnica que inclui exercer corretamente as funções do cargo designado, como nas habilidades comportamentais que estão relacionadas a forma daquele profissional de se comunicar internamente com o time.


É possível observar essa necessidade através das reuniões com os setores e o feedback das pesquisas de clima, por tanto, ter um relatório controlando os impactos causados pelas ações internas da empresa é um formato que pode ajudar a identificar e traçar uma estratégia assertiva para cada necessidade. Nada é tão bom que não precise evoluir. Estar por dentro das habilidades da sua equipe e capacitá-la também é uma forma de investir nos impactos positivos idealizados para a empresa.


6. RELACIONAMENTO SAUDÁVEL


Todos os tópicos anteriormente influenciam e levam diretamente a esse desfecho. Um relacionamento saudável é medido pela satisfação da empresa com o trabalho e desempenho do profissional contratado, e quando o profissional se sente valorizado e reconhecido pela empresa. Para que isso aconteça é importante que todos os pontos acima estejam sendo observados, trabalhados e monitorados.


Uma boa comunicação ajuda a entender as necessidades internas e torna a empresa um ambiente saudável para o convívio diário. Os impactos precisam trazer satisfação e resultados positivos para os negócios e para o desenvolvimento do profissional.



Escrito por: Thays Bahiense Fonte inspirada: endomarketing.tv

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