A qualidade de vida diretamente relacionada à produtividade no trabalho não é mais novidade!
Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia deixou isso ainda mais claro. A pesquisa identificou que um trabalhador feliz é, em média, 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% a mais em comparação com outros. Além disso, ele se vê motivado a atender melhor os clientes, evitar acidentes de trabalho e reduz desperdícios.
“Não existe uma fórmula certa para a felicidade. Cada empresa tem suas particularidades. Por isso, antes de tudo, é preciso entender a proposta da organização e o perfil dos colaboradores para chegar a uma ideia de ambiente ideal. E isso é uma grande dificuldade”, explica Emerson Dias, coach, consultor de carreira e diretor de liderança e gestão de pessoas da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac)
Pensando em como colocar essa lição em prática, o especialista identificou quatro estratégias para criar um ambiente acolhedor e ter uma equipe feliz. Faça uma Pesquisa de Clima Organizacional: ouvir o que cada funcionário tem a dizer é importante para estabelecer uma relação de confiança, conhecer as expectativas de cada um e aprimorar o ambiente da empresa. A pesquisa pode envolver questões relacionadas a salários, oportunidades, condições de infraestrutura, etc. “Mais importante ainda do que fazer a pesquisa é estar disposto a trabalhar verdadeiramente com o que vier de resultado”, ressalta.
Envolver colaboradores: ao se sentir parte da empresa, os funcionários trabalham melhor e são mais felizes. Por isso, deixá-los mais próximo dos líderes e mostrar que sugestões são bem-vindas é um bom caminho. “Envolver os colaboradores na construção da pesquisa de clima, por exemplo, já é um bom começo. Isso inclui ir a campo, conversar com as pessoas, coletar os pontos mais importantes e considerá-los no formulário”.
Criar um ambiente agradável: invista em uma boa iluminação, móveis confortáveis e uma decoração que desperte o interesse dos colaboradores. São medidas fáceis e rápidas de implementar, mas que trazem grandes resultados, tanto de curto como de médio e longo prazos.
Reconhecer as conquistas: comemorar e reconhecer uma negociação bem-sucedida, uma grande venda ou qualquer outra conquista dos colaboradores é uma maneira de demonstrar gratidão. “Premiações sempre motivam os funcionários. Mas, ao invés de manter um padrão, procure individualizá-las. Se o colaborador premiado irá se casar, pode precisar de um bônus em dinheiro para mobiliar a casa, e não de um celular novo. Já aquele que está em busca de um aperfeiçoamento de uma língua, pode se sentir muito mais feliz ganhando um curso”.
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