Liderança digital é a nova forma de gerenciar equipes.


Um bom produto ou solução não são mais suficientes para uma empresa ser competitiva no mercado. É preciso ir além, buscando automatizar processos de ponta a ponta, melhorando continuamente a experiência do cliente.


gif

A liderança digital vai exatamente nessa direção, proporcionando muitos ganhos ao negócio, o que engloba tanto a melhor performance dos colaboradores como o aumento do potencial de crescimento e inovação da companhia.


O que é liderança digital?


Um líder digital é aquele que tem um conjunto de habilidades voltadas à inovação tecnológica. O surgimento de inovações nos últimos anos trouxe muitas mudanças na forma de gerenciar pessoas e processos nas empresas, na busca não só da máxima eficiência, mas também na exploração do potencial criativo dos profissionais.


Um dos principais fatores que fez surgir a liderança 4.0, portanto, foram os contínuos aprimoramentos de processos e automatização de rotinas. Antes o colaborador fazia muitos procedimentos manuais, principalmente no modelo fordista, que focava muito na produção em larga escala e redução de custos. Como essas atividades foram delegadas à máquina, o colaborador hoje em dia é remunerado para desempenhar atividades criativas e de maior valor agregado, exigindo uma mudança de visão por parte dos seus líderes.


Qual a importância de os líderes buscarem obter novas habilidades?


Se os gestores não tiverem uma nova visão sobre processos, endomarketing e experiência do cliente, a empresa até se manterá no mercado, mas com poucos ou nenhum diferencial. Imagine agora um cenário contendo as empresas A e B, que vendem o mesmo produto ou serviço com o mesmo preço. Um dos fatores que muitas vezes faz uma se diferenciar da outra é o atendimento simplificado e personalizado do cliente, com suporte de softwares como um CRM.


Quanto mais ágil, simples e personalizado for o atendimento, as chances de aquele cliente fidelizar aumentam. Além disso, ele traz outros potenciais clientes à empresa, por meio de indicação. Essa busca por diferenciação se tornou um objetivo cada vez mais almejado pelas empresas, independentemente do porte.