Lifelong learning: conheça o conceito e por que é importante

O que é Lifelong Learning?

"Lifelong learning", ou, no bom e velho português algo como "Aprendizagem ao longo da vida" é uma forma de educação auto-iniciada focada no desenvolvimento pessoal. Embora não haja uma definição padronizada de aprendizagem ao longo da vida, geralmente se refere à aprendizagem que ocorre fora de um instituto educacional formal, como uma escola, universidade ou treinamento corporativo.


Qual a importância do Lifelong Learning?


Seja perseguindo interesses, paixões pessoais ou perseguindo ambições profissionais, a aprendizagem ao longo da vida pode nos ajudar a alcançar realização e satisfação pessoal.


Reconhecer que os seres humanos têm um impulso natural para explorar, aprender e crescer, nos encoraja a melhorar nossa própria qualidade de vida e comum senso de autoestima, prestando atenção às ideias e objetivos que nos inspiram.



Somos todos aprendizes ao longo da vida. Mas o que isso significa?


A realidade é que a maioria de nós tem objetivos ou interesses fora de nossa educação formal. Isso é uma pequena parte do que significa ser humano: temos uma curiosidade natural e somos aprendizes naturais. Desenvolvemos e crescemos graças à nossa capacidade de aprender e isso foi ficando cada vez mais evidenciado desdes os tempos antigos.


A aprendizagem ao longo da vida reconhece que nem toda a nossa aprendizagem vem de uma sala de aula.

  • Por exemplo, na infância, aprendemos a falar, desenhar ou a andar de bicicleta.