4 pontos que podem corroborar para que sua colaboração fracasse
Uma colaboração eficaz é muito mais fácil, falar do que fazer certo? Embora tenhamos uma necessidade inata de nos conectar e cooperar com nossos colegas, há muitos obstáculos que nos impedem de fazê-lo de maneira 100% efetiva. E infelizmente investir apenas em ferramentas de colaboração não é suficiente para resolver o problema.
Então você deve estar se perguntando, por que a colaboração falha? E o que podemos fazer praticamente para nos proteger contra isso?
1. Relacionamentos ruins
Você não precisa ser o melhor amigo para colaborar bem, mas precisa ter respeito mútuo e ser capaz de se comunicar. Se esta é a primeira vez que uma equipe trabalha em conjunto, pode demorar um pouco para que as diferentes personalidades se consolidem. É normal ter problemas iniciais, mas para ter sucesso você deve reconhecê-los – e resolvê-los – cedo. Se você está em pânico com prazos e fazendo malabarismos com diferentes tarefas, é fácil esquecer o quão importante é a conexão de sua equipe..., mas faça isso por sua conta e risco!
Então, como você mantém os relacionamentos aquecidos? Tente reunir a equipe o máximo que puder, desde que seja realmente útil (nada é mais irritante do que muitas reuniões de check-in!). Contanto que você se encontre com frequência e compartilhe os últimos desenvolvimentos, não correrá o risco de falhas de comunicação – e o moral também permanecerá alto. Os membros da equipe devem se ver como colaboradores e não como concorrentes, portanto, reserve um tempo para construir relacionamentos antes do início do trabalho, se possível.
2. Falta de clareza
A falta de clareza é um grande problema, porque pode envolver muitas variáveis diferentes. Vejamos dois dos problemas mais comuns decorrentes da falta de clareza:
Incerteza de meta: Para ter sucesso em seus objetivos um grupo. que trabalha de forma colaborativa, precisa compartilhar a mesma visão e objetivo. Se você tem um grupo de pessoas e todos querem um resultado diferente, a colaboração falhará. Você precisa garantir que os objetivos individuais de todos estejam alinhados com o objetivo geral da equipe. Isso significa se livrar de qualquer ego que possa influenciar o objetivo final! Uma boa maneira de envolver sua equipe é garantir que eles estejam envolvidos quando você definir essas metas pela primeira vez; então eles estão investidos e seguindo a visão desde o primeiro dia.
Liderança incerta: A falta de coordenação clara e propriedade é outro assassino. Projetos grandes geralmente têm vários líderes de equipe, e não é incomum que cada líder tenha sua própria agenda e objetivos. Desde que o objetivo final seja compartilhado por todos, isso não é necessariamente um problema, mas uma distribuição indistinta de responsabilidades entre os líderes pode resultar em insatisfação e disfunção. Mais uma vez, é super importante ser claro desde o início: defina funções, dê propriedade e estabeleça fluxos de trabalho. Você não pode colaborar efetivamente sem essa estrutura.
Baixe o guia para criar o mapa de empatia dos seus colaboradores!
O mapa da empatia é uma ferramenta colaborativa que podemos usar na hora de buscar insights mais profundos sobre as pessoas.
3. Sobrecarga de tecnologia
As ferramentas são uma parte essencial do trabalho, mas muitas delas são esmagadoras e perturbadoras. Se você estiver usando o Buffer para mídia social, Slack para interação, Trello para gerenciamento de projetos e Zoom para vídeo, é fácil ver como a comunicação pode se tornar caótica – e sem comunicação eficaz, você não pode obter uma colaboração eficaz.
Portanto, escolha uma quantidade selecionada de ferramentas simples e leves. Use apenas uma ferramenta de gerenciamento de projetos ou colaboração e garanta que todos saibam como usá-la. Corte o que você não precisa e estabeleça expectativas para as ferramentas que você usa para que todos estejam na mesma página. Após definir o propósito de suas ferramentas e como todos devem usá-las, você não correrá o risco de uma comunicação fragmentada ou perdida.
4. Falta de visibilidade
É absolutamente essencial ter total visibilidade sobre o progresso de sua equipe; o que todos estão fazendo e se você está no caminho certo. O problema é que quanto mais você avança no caminho da colaboração – e quanto mais pessoas se envolvem – mais difícil pode ser manter essa visibilidade. Então o que fazer?
Obtenha uma ferramenta de rastreamento de tarefas que permite ver rapidamente o progresso do projeto e a disponibilidade da equipe. Você vai querer saber a capacidade individual, carga de trabalho, atividades, tempo gasto em tarefas e disponibilidade. Mas também é bom saber quanto tempo as pessoas gastam em diferentes tipos de trabalho, para você poder planejar e prever melhor os recursos e prazos para futuras colaborações. Automatize esse fluxo de dados o máximo possível para que você não precise acompanhar manualmente seu desempenho e certifique-se de que ele respeite a privacidade dos dados dos funcionários. Sem confiança, seus esforços de rastreamento cairão completamente.
Fonte: Timely (Site)
Comments