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Por que as empresas devem se concentrar na felicidade dos funcionários

Atualizado: 22 de out.

Por que a felicidade dos funcionários deve ser uma prioridade?


Embora a ideia de liderar uma equipe feliz e otimista pareça ótima, isso é realmente necessário? Contanto que os funcionários estejam fazendo seu trabalho (e, idealmente, não o odeie), tudo bem.


colaboradores felizes

Bem, não, na verdade, em um clima corporativo cada vez mais definido por valores, a felicidade dos funcionários conta muito. A crescente importância da “experiência do cliente” – com seu foco na individualidade, significado e escolha – despertou um novo fenômeno que as empresas devem procurar internamente para satisfazer: a era da “experiência do funcionário”.


Veja por que a felicidade dos funcionários deve ser uma prioridade para todas as empresas – e não uma reflexão tardia.


A importância da felicidade dos funcionários


Não faz muito tempo que ser feliz no trabalho não era grande coisa. Mas vivemos em tempos diferentes. A ligação entre felicidade e produtividade não é nova, mas muitos empregadores ainda subestimam a importância disso no local de trabalho.


Vamos considerar algumas estatísticas:

  • Funcionários felizes permanecem em seus empregos quatro vezes mais do que funcionários infelizes;

  • Funcionários felizes são 12% mais produtivos;

  • Funcionários felizes dedicam o dobro do tempo às suas tarefas;

  • Funcionários felizes têm 65% mais energia do que funcionários infelizes.


Claramente, ter funcionários felizes não é um bônus, é uma necessidade para todo local de trabalho bem-sucedido. Produtividade, motivação, dedicação e retenção dependem disso.

Mas a felicidade dos funcionários não pode ser reduzida apenas a estatísticas e números rápidos, a felicidade tem um efeito tangível em tudo o que fazemos, mesmo que você não perceba, estar infeliz é seriamente prejudicial ao nosso desempenho. Faz com que nos desengajemos, reduzindo nossa capacidade de pensar criticamente ou criativamente.

“Existem ligações neurológicas claras entre sentimentos, pensamentos e ações”, escreveu a consultora de liderança e autora Annie Mckee para a Harvard Business Review . “Quando estamos nas garras de fortes emoções negativas, é como ter grilhões tão pesados que você não consegue mais se engajar com o ambiente e as pessoas nele, infelizmente também não processamos informações, não pensamos criativamente ou tomamos boas decisões. Frustração, raiva e estresse fazem com que uma parte importante de nós se desligue – a parte pensante e engajada.”


O efeito felicidade


Outra coisa a considerar ao examinar o efeito da felicidade é que ela pode ter um efeito multiplicador. Ver funcionários sorridentes e felizes é contagiante – pode influenciar os membros da equipe sem que eles percebam.


E funcionários infelizes geralmente não são muito divertidos de se trabalhar! Eles não estão engajados e suas perspectivas negativas podem afetar muitas áreas diferentes do trabalho. Como a colaboração eficaz da equipe depende de ter relações de trabalho sólidas com seus colegas, você pode perder muito se não envolver e satisfazer sua equipe.


E o descontentamento gera instabilidade. Obviamente, funcionários insatisfeitos são mais propensos a desistir, então, se a retenção é algo com o qual você se importa (e realmente deveria ser, dado o custo de substituição de funcionários!), você deve começar a prestar atenção à felicidade dos funcionários.

Apenas ter um funcionário insatisfeito pode afetar toda a equipe – e se toda a equipe for afetada, toda a empresa sofrerá. A liderança deve investir na felicidade... mas como você faz isso exatamente? E como você mede a felicidade em primeiro lugar?


 

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Medindo a felicidade dos funcionários


Não existe uma única maneira de calcular a felicidade. Em vez disso, requer uma combinação de abordagens.


O método mais comum é o índice de satisfação do funcionário (ESI). Se você optar por uma abordagem leve ou completa para isso, dependerá do tamanho de sua equipe, da importância relativa da satisfação do funcionário para o seu negócio e da quantidade de tempo que você pode dedicar ao procedimento.


Mas a felicidade nunca será estática: ela vai e vem – um índice único não o ajudará a monitorá-lo e melhorá-lo a longo prazo. Assim, mesmo depois de obter uma imagem precisa de como seus funcionários estão felizes, você precisa realmente descobrir o que as pessoas querem.


Como melhorar a felicidade dos funcionários


Para realmente melhorar a felicidade dos funcionários, você precisa nutrir relacionamentos bilaterais fortes e significativos com sua equipe. Como líder, cabe a você construir relacionamentos positivos e efetuar uma comunicação genuína. Você pode liderar com compaixão:

  • Aprendendo o que a felicidade significa para eles

  • Perguntar como você pode melhorar e apoiá-los melhor

  • Garantir que eles tenham uma carga de trabalho equilibrada e interessante

  • Incentivando e investindo em suas habilidades

  • Envolvê-los nas decisões

  • Criando oportunidades para eles se envolverem

  • Mostrando que você os valoriza

  • Comemorando seus sucessos

  • Sempre agindo conforme o feedback deles

Lembre-se de proteger o espaço para check-ins regulares com seus funcionários e promova uma cultura em que o feedback seja incentivado, não suprimido.


Em última análise, a felicidade dos funcionários vem de ter uma visão compartilhada – com colegas, gerentes e a própria empresa, ou seja, investir na felicidade de sua equipe não apenas melhorará o moral, o foco e a produtividade, mas também o ajudará a construir um negócio mais estável e mais lucrativo.


Fonte: Timely (Site)


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