Qual o papel do RH na implementação da cultura digital nas empresas?


Sua companhia já possui uma cultura digital? Utilizar a tecnologia para otimizar atividades e processos tem trazido diversos benefícios para as organizações.



Segundo a pesquisa “Be the New Digital Enterprise”, realizada pela Accenture em 2017, as empresas que entendem a necessidade da transformação digital são 26% mais lucrativas do que aquelas que não entendem.


Junto com os benefícios da cultura digital, estão os desafios que impactam, principalmente, a gestão de pessoas. Como o RH pode se adaptar a esse novo cenário? Para a Vice-Presidente de RH do Grupo Santander, Vanessa Lobato, a área precisa de uma mudança de mindset. “Acreditamos que é necessário dar o exemplo de dentro para fora. Por isso, no Santander, começamos a transformação em nossas mentes, equipes e processos. É preciso agir como se fala e praticar o digital em sua essência, tornando tudo mais simples, transparente, intuitivo e orientado para as principais necessidades da empresa e dos nossos colaboradores”, destaca.


Vanessa revela que o principal desafio da gestão de pessoas nesse cenário é acompanhar a velocidade das mudanças e se antecipar às necessidades dos clientes, funcionários, sociedade e acionistas. “Por isso, atuamos na construção de uma cultura forte e orientada para fazer com que as pessoas e os negócios prosperem de forma simples, pessoal e justa. Essa cultura influencia a forma como contratamos, desenvolvemos e estimulamos nossos líderes a formar nossas equipes, bem como desenhamos soluções de desempenho, carreira, gestão de talentos, diversidade, desenvolvimento e nossos processos em todo ciclo do funcionário no grupo, proporcionando experiências que ajudem nossa gente a ser cada vez mais engajada no seu dia a dia e considere o Santander o melhor lugar para se trabalhar”, ressalta a vice-presidente de RH.


A executiva acredita que, para conseguir implementar a cultura digital nas empresas, o RH precisa ter a capacidade de gerenciar situações complexas e de transição com inteligência emocional, sempre influenciando e desenvolvendo pessoas. Ela explica como o processo acontece no Grupo Santander. “A área de recursos humanos atua de forma a fazer com que o digital seja o meio pelo qual tornamos realidade nossa cultura na interação com funcionários, clientes, sociedade e acionistas. Influenciamos na criação de estruturas e modelos ágeis e ajudamos a organização a ser mais rápida, aberta às necessidades dos clientes e a perfis diversos que nos tragam vantagem competitiva e inovadora”, destaca.