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Tudo o que você precisa saber sobre o PGR - Programa de Gerenciamento de Riscos.

A segurança no ambiente de trabalho é uma responsabilidade compartilhada entre empregadores e colaboradores. E para garantir que essa segurança seja realmente eficaz e esteja alinhada com a legislação, entra em cena o PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos.


Mas o que exatamente é o PGR e por que ele é tão importante para as empresas? Vamos entender.


PGR - Programa de Gerenciamento de Riscos.


O que é o PGR?


O Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) é um documento obrigatório para empresas que visa identificar, avaliar e controlar os riscos ocupacionais existentes no ambiente de trabalho. Ele substitui o antigo PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) e faz parte das exigências estabelecidas pela Norma Regulamentadora nº 1 (NR1), do Ministério do Trabalho e Emprego.


O objetivo do PGR é promover um ambiente de trabalho mais seguro, saudável e produtivo, antecipando possíveis acidentes ou doenças ocupacionais, e propondo medidas corretivas e preventivas.


Mudanças na NR1 e o impacto no PGR

Com atualização da NR1riscos psicossociais passam a ser considerados como parte do inventário de riscos ocupacionais.


Esses riscos estão ligados a fatores como:


  • Excesso de trabalho;

  • Pressão por metas inalcançáveis;

  • Assédio moral ou sexual;

  • Ambientes tóxicos de trabalho;

  • Falta de apoio organizacional;

  • Conflitos interpessoais ou má gestão de equipes.


Essas situações podem desencadear sérias consequências na saúde dos colaboradores, como estresse crônico, ansiedade, depressão, burnout, entre outros transtornos que comprometem não só o bem-estar do trabalhador, mas também a produtividade e a cultura organizacional da empresa.


A partir da nova abordagem da NR1, é essencial que o PGR contemple ações concretas para identificar, prevenir e mitigar esses fatores psicossociais. Isso pode incluir desde a realização de avaliações periódicas de clima organizacional até a promoção de programas de apoio psicológico e capacitação de lideranças para uma gestão mais humanizada.


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