top of page

6 passos para diversidade na sua empresa.


Formar equipes plurais é sinônimo de trocas ricas, criatividade e resultados mais satisfatórios. Cada vez mais a cultura de Diversidade, Equidade e Inclusão entra nas agendas das empresas que querem evoluir e estar entre as melhores do mercado.


E como fazer isso acontecer?


1. Inclua a diversidade na Cultura Organizacional


Com um pouco mais de conhecimento e planejamento estratégico focado em metas de diversidade, é possível envolver todos em iniciativas e ações que promovam a diversidade e a igualdade. Para começar, forme um Comitê de Diversidade que sugira, acompanhe, fiscalize, dissemine ações sobre o tema para cada área da sua empresa.





2. Na atração de talentos abra as opções


Na hora de realizar processos seletivos, e abrir novas vagas, foque em que elas se espalhem nas mais diversas plataformas – há algumas focadas em grupos específicos, que ajudam a projetar a diversidade e mostrar o real engajamento da sua cultura em um ambiente diverso.


3. Treinamentos devem ser frequentes


Os treinamentos são importantes ferramentas na hora de compartilhar conhecimentos e derrubar possíveis barreiras, para que colaboradores de todos os níveis da empresa entendam o quanto é positivo ter os mais diversos perfis nas equipes e atuem de forma acolhedora. A cultura interna deve ser acolhedora, tanto para quem chega quanto para quem já está na companhia.


 
 


4. Atue de maneira eficaz na resolução de conflitos


Eles acontecem e é papel das Gestão de Pessoas fazer a mediação, mantendo o respeito e promovendo o melhor clima organizacional possível. Ações firmes fazem parte da construção de um ambiente justo e igualitário.


5. Ofereça segurança


Crie canais de comunicação para eventuais denúncias, garantindo o anonimato e ações contundentes diante de um relato.


6. Diversifique os benefícios


O pacote de benefícios pode ser pensado para cada grupo que a empresa pretende contratar, viabilizando acesso aos gaps que aparecem nos talentos, sobretudo quando o recrutamento tem como foco trazer profissionais de diferentes origens.


Em conclusão o RH tem um papel importante na promoção da diversidade nas empresas! Como vimos, diversas ações podem ser feitas pelo setor para tornar as equipes mais plurais.













10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page