• Leonardo Amorim

6 passos para diversidade na sua empresa.


Formar equipes plurais é sinônimo de trocas ricas, criatividade e resultados mais satisfatórios. Cada vez mais a cultura de Diversidade, Equidade e Inclusão entra nas agendas das empresas que querem evoluir e estar entre as melhores do mercado.


E como fazer isso acontecer?


1. Inclua a diversidade na Cultura Organizacional


Com um pouco mais de conhecimento e planejamento estratégico focado em metas de diversidade, é possível envolver todos em iniciativas e ações que promovam a diversidade e a igualdade. Para começar, forme um Comitê de Diversidade que sugira, acompanhe, fiscalize, dissemine ações sobre o tema para cada área da sua empresa.




gif

2. Na atração de talentos abra as opções


Na hora de realizar processos seletivos, e abrir novas vagas, foque em que elas se espalhem nas mais diversas plataformas – há algumas focadas em grupos específicos, que ajudam a projetar a diversidade e mostrar o real engajamento da sua cultura em um ambiente diverso.


3. Treinamentos devem ser frequentes


Os treinamentos são importantes ferramentas na hora de compartilhar conhecimentos e derrubar possíveis barreiras, para que colaboradores de todos os níveis da empresa entendam o quanto é positivo ter os mais diversos perfis nas equipes e atuem de forma acolhedora. A cultura interna deve ser acolhedora, tanto para quem chega quanto para quem já está na companhia.


 

Entenda como a Fator WoW! pode fazer parte da evolução cultural da sua empresa. Com mais de 300 cases de sucesso em todo o Brasil!

 


4. Atue de maneira eficaz na resolução de conflitos


Eles acontecem e é papel das Gestão de Pessoas fazer a mediação, mantendo o respeito e promovendo o melhor clima organizacional possível. Ações firmes fazem parte da construção de um ambiente justo e igualitário.


5. Ofereça segurança


Crie canais de comunicação para eventuais denúncias, garantindo o anonimato e ações contundentes diante de um relato.


6. Diversifique os benefícios


O pacote de benefícios pode ser pensado para cada grupo que a empresa pretende contratar, viabilizando acesso aos gaps que aparecem nos talentos, sobretudo quando o recrutamento tem como foco trazer profissionais de diferentes origens.


Em conclusão o RH tem um papel importante na promoção da diversidade nas empresas! Como vimos, diversas ações podem ser feitas pelo setor para tornar as equipes mais plurais.













8 visualizações0 comentário