top of page

A prova de que plano de cargos e salários é exatamente o que você estava procurando.

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e as pessoas são cada vez mais um dos maiores diferenciais entre um negócio e outro. É fundamental criar políticas que possam motivar e avaliar, de maneira justa, colaboradores altamente produtivos e dedicados a sua marca. A prova que o PCS é exatamente o que sua empresa precisa, faça esse checklist, se o seu negócio deseja:

  • Facilitar o recrutamento?

  • Estimular o engajamento do profissional?

  • Aumentar a transparência de avaliação?

  • Melhora o planejamento financeiro?

  • Aumenta a satisfação com o negócio?




A ferramenta mais eficaz nesse sentido é o tão comentando Planos de Cargos e Salários, que cria para o profissional clareza das possíveis promoções, os meios e o tempo para alcançá-las.


A ferramenta já é um grande diferencial estratégico para as empresas que pretendem atrair os melhores e se destacar. Afinal, desde o processo de recrutamento, candidatos buscam, cada vez mais, empresas que valorizem engajamento e criem planos de futuro para sua área e cargo.


O que é Plano de Cargos e Salários?

Em resumo, o Plano de Cargos e Salários é o instrumento que expõe cada Job Postions (Cargos) da empresa, considerando as funções e perfis profissionais, além dos salários que cada nível de conhecimento técnico, tempo de casa e desempenho podem alcançar. Com ele, também é descrita toda a política de ascensão dentro da organização, assim como as evoluções previstas de remuneração.


Qual a importância do plano de cargos e salários?

A importância parte da buscada meritocracia, pois promove igualdade e justiça entre os colaboradores, já que visa total transparência nos processos de promoção e aumentos salariais, por exemplo, dando ênfase a critérios e não a gostos pessoais ou atos isolados.


Como montar um plano de cargos e salários?

Priorize a busca por especialistas para facilitar o desenvolvimento da ferramenta, que pode ser bastante complexa para consolidar sem uma orientação especializada e para profissionais iniciantes.


Antes de dar início, tenha em mente que essa ferramenta deve estar em alinhamento com os aspectos culturais e políticos da empresa em questão, e todo impacto na cultura, nas finanças e no dia a dia do negócio que se pode promover. Depois de considerar tudo isso, estas são algumas etapas importantes:


Planejamento:

Crie um projeto que vise continuidade e se estabelecer como um orientador de crescimento do negócio e do profissional, com foco evolutivo e não punitivo. Agora é hora de desenhar as políticas de progressão, procedimentos de avaliação, remuneração atual e mercado concorrente, disposições sindicais, aspectos estratégicos e administrativos.


Sensibilização:


O envolvimento de líderes e suas equipes é fundamental para o sucesso, alinhar expectativas com as possiblidades é muito importante para o êxito do PCS (Plano de Cargos e Salários), neste sentido, é preciso a participação e o comprometimento de todos, use reuniões, e-mails para explicar e expor todo o projeto.


Descrição de Cargos:


Um dos passos mais importantes é identificar todos os cargos existentes, e descrever as funções de cada um. Isso pode ser feito através de entrevistas ou questionários para o levantamento dessas informações.


Hierarquia bem definida:


Quem vai avaliar e como será avaliado, um bom organograma e uma boa gestão destes pontos fará toda a diferença no sucesso, ou não, do seu PCS. Se a gestão não for forte, todas as estruturas hierárquicas podem se frustrar por uma má decisão tomada pelos líderes diretos, se não for claro quem avalia, também pode gerar uma frustação de mérito no líder.


Pesquisa Salarial:


Matriz Salarial:


Agora é a hora de conciliar a avaliação de cargos com os resultados da pesquisa salarial, para estabelecer os valores das faixas salariais para cada cargo da empresa.

Impacto das políticas: Agora é o momento de contabilizar os possíveis impactos financeiros envolvidos na implantação de todo o plano de cargos e salários e também de sua estratégia no curto e médio prazo.


Conclusão:


Assim como o início do projeto foi divulgado, é fundamental divulgar o documento de plano de cargos e salários aos colaboradores, esclarecendo todo o processo de ascensão de carreira, como todo o procedimento foi definido e como isso seria proveitoso para todos.


Quer saber tudo sobre isso, e tirar suas dúvidas, entre em contato com a gente e nossos especialistas irão te atender.


42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page