top of page

Os 03 principais Rituais de Cultura para melhorar seu negócio.

O que, e como?

Você pode não perceber, mas sua trajetória e rotina são repletas de rituais: aniversários, formaturas, casamentos, assinaturas de contratos e muito mais. A maioria deles parece simples comemorações, no entanto, eles são repletos de importância e significado, ​​e você pode se surpreender com o quanto isso vale para o seu negócio.


Pensando nisso, eu compartilho alguns tipos e dicas de como você pode implementar e inovar nos rituais diários da sua empresa:




1. Rituais de Passagem


Esses rituais são realizados quando um indivíduo deixa de ser um outsider e passa a fazer parte de um grupo, sentindo-se aceito pela equipe e pela organização. Na verdade, podemos pegar o exemplo de um novo funcionário entrando na empresa ou de um movimento interno.



Exemplo de Ritual de Integração




2. Rituais de valorização


Reforçam as boas práticas, possibilitam o reconhecimento e celebração de colaboradores que alcançam bons resultados e que, até mesmo, se distinguem por ir além do esperado. Se aplica também para comemoração de tempo de trabalho na empresa. O ritual pode ocorrer no formato de premiações e cerimônias específicas, entre outros.


Exemplo de Ritual de Valorização


3. Rituais de integração


Sim, quando o assunto é integração nas empresas, eles são os queridinhos: as festas e eventos. Já que é difícil fugir dos happy hour, a, por que não tomar proveito deles? O desafio nos rituais de integração é equilibrar propósito e diversão, sem perder de vista a escalabilidade, a possibilidade de fazer sempre, e com todos!



Exemplo de Ritual de Integração


Sabemos que muitos rituais são menosprezados e os motivos são diversos. Quando o assunto é reunião, por exemplo, temos o estigma da ineficiência, da “perda de tempo”. Quando falamos de integração, corremos o risco de “forçar a amizade”. Enfim, seja qual for o motivo, alguns rituais de gestão acabam sendo esquecidos, resumidos a e-mails ou algo parecido.


Para evitar que o mesmo ocorra no seu negócio, minha sugestão é institucionalizar, ou seja, assuma o planejamento e realização deles, garantindo recorrência, previsibilidade, escalabilidade e, principalmente, relevância.


Conta aí o que sua empresa faz? Deixe seu comentário e interaja com a gente!

252 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page