top of page

Outubro Rosa: Mês de Conscientização sobre o Câncer de Mama

Outubro Rosa, é uma campanha internacional com objetivo de conscientizar e prevenir o câncer de mama. Esta campanha anual tem visa educar, sensibilizar e mobilizar as pessoas sobre a importância da detecção precoce e do apoio às mulheres que enfrentam essa doença.

ao fundo uma imagem rosa mostrando o tronco de três mulheres usando uma fita rosa em apoio a campanha de prevenção ao câncer de mama, na frente os dizeres Outubro Rosa, Um toque de cuidado, um ato de amor! a baixo a logo da FatorWow! e a frase Campanha de Conscientização sobre o Câncer de Mama
Mês de conscientização sobre o câncer de mama

Por: Equipe Fator

Data: 03/10/2023 às 13:00 | Horário de Brasília.


O Câncer de Mama em Números:

  1. Incidentes Globais: O câncer de mama é o tipo mais comum de câncer em mulheres em todo o mundo, representando cerca de 25% de todos os casos de câncer entre as mulheres.

  2. Casos em Homens: Embora seja mais comum em mulheres, os homens também podem desenvolver câncer de mama. Aproximadamente 1% dos casos de câncer de mama ocorrem em homens.


Quais são os sinais e sintomas do câncer de mama?

  • Caroço (nódulo) endurecido, fixo e geralmente indolor. É a principal manifestação da doença, estando presente em mais de 90% dos casos.

  • Alterações no bico do peito (mamilo).

  • Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço.

  • Saída espontânea de líquido de um dos mamilos.

  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja.


Como perceber os sinais e sintomas da doença?

  1. Autoexame: Fazer o autoexame das mamas pelo menos uma vez por mês. Isso pode ajudar a detectar alterações suspeitas que devem ser avaliadas por um profissional de saúde.

  2. Mamografias: As mamografias de rotina são essenciais para identificar o câncer antes de a mulher ter sintomas, é recomendado para mulheres com idades entre 50 a 69.


A detecção precoce desempenha um papel crucial na sobrevivência. Quando diagnosticado em estágios iniciais, as taxas de sobrevivência são maiores e o tratamento é menos agressivo. O Outubro Rosa é mais do que apenas usar a cor rosa. É um esforço coletivo para educar, conscientizar e apoiar mulheres em todo o mundo na luta contra o câncer de mama. Os dados demográficos mostram que essa doença afeta milhões de vidas, mas a detecção precoce e o apoio contínuo podem fazer toda a diferença.


Junte-se à campanha e ajude a difundir a mensagem da importância da conscientização e prevenção do câncer de mama neste Outubro Rosa.


Mais informações acesse os materiais informativos produzidos pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA):


 

Leia também:


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page