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Outubro Rosa: o papel da Gestão com Pessoas.

"O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no Brasil 66.280 novos casos de câncer de mama, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.”


No Brasil desde de 2002 outubro se tornou o mês da conscientização sobre a Prevenção ao câncer de mama, conhecido como Outubro Rosa. Incentivando e discutindo a importância das mulheres realizarem o autoexame e buscarem ajuda especializada se notarem alguma alteração em seus seios. Mas vale ressaltar que o exame de mamografia deve ser feito anualmente em mulheres a partir dos 40 anos.


Mas afinal, qual o papel do setor de Recursos Humanos diante dessa causa?


A promoção do bem-estar, qualidade de vida e saúde dos colaboradores fazem parte da Gestão de Pessoas dentro das empresas, portanto, o RH possui um papel fundamental nas ações de conscientização. O endomarketing deve ser trabalhado durante o mês do Outubro Rosa, além de investir em ações práticas e esclarecimentos apoiando a prevenção e combate ao câncer de mama, sendo uma ação empresarial socialmente responsável.




As ações de endomarketing interno além da conscientização, também ajudam no empoderamento das mulheres que fazem o tratamento para o câncer de mama, celebram as que venceram a doença, quebram tabus e esclarecem notícias falsas, destacando também a importância do apoio social e psicológico para as mulheres em tratamento.


Portanto, com a atuação do setor de Recursos Humanos no Outubro Rosa, além das colaboradoras, esposas, mães, e outras mulheres que fazem parte do círculo social de todos os colaboradores também serão alcançadas com as ações.


Compartilhar conhecimento, informações confiáveis e atuar de forma prática no apoio às mulheres, devem fazer parte da gestão de pessoas nas organizações, não somente durante o Outubro Rosa, mas durante todo o ano.


Algumas orientações: 1. Informação é fundamental : Crie meios de comunicar com clareza a importância do autocuidado com fontes seguras e especializadas, para mulheres de sua empresa e dos ciclos sociais destas mulheres. 2. Envolva todos da empresa:


Não restringir a informação para um grupo faz parte da sua estratégia, uma vez que as pessoas de modo geral devem ser orientadas e conscientizadas sobre as campanhas e ações. 3. Saúde física deve estar em foco:


Muito se fala da saúde mental, e percebemos uma perda de protagonismo da saúde física, o RH então deve entender as múltiplas facetas que compreendem a saúde do trabalho, orientando, apoiando, e criando dinâmicas que possibilitem saúde em diversos aspectos para as pessoas na organização.

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