top of page

Setembro Amarelo 2023: se precisar, peça ajuda!

“Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta causa e morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Trata-se de um fenômeno complexo, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, sexos, culturas, classes sociais e idades.


As taxas variam entre países, regiões e entre homens e mulheres. No Brasil, 12,6% por cada 100 mil homens em comparação com 5,4% por cada 100 mil mulheres, morrem devido ao suicídio. As taxas entre os homens são geralmente mais altas em países de alta renda (16,6% por 100 mil). Para as mulheres, as taxas de suicídio mais altas são encontradas em países de baixa-média renda (7,1% por 100 mil).” dados de setembroamarelo.com



texto sobre setembro amarelo, no fundo dois homens conversando em uma mesa
Se precisar, peça ajuda!

Por: Equipe Fator

Data: 12/09/2023 às 13:00 | Horário de Brasília.


Começamos o texto com dados reais para enfatizar o quanto é importante essa conscientização, ainda hoje para muitas pessoas e muitos locais é um tabu falar sobre suicídio. Muitos preferem ignorar o assunto, mas pode ter alguém do seu lado precisando de ajuda.


Antes de tudo é preciso quebrar tabus, falar sobre o assunto se informar, de nada adianta saber que o problema existe e não fazer o mínimo.


O tema da campanha de setembro amarelo esse ano é “Se precisar, peça ajuda!”. Mas você está disposto a ajudar?


Com esse questionamento gostaria de chamar sua atenção para a importância de estar atento as pessoas ao seu redor, aos mínimos sinais e aos mais singelos pedidos de ajuda que nem sempre são propriamente ditos, as vezes pode estar naquele comentário “Queria sumir”, “Não aguento mais viver”, “nada mais faz sentido na minha vida”, e aos pedidos desesperados que muitas vezes julgamos frescura, ou dizem que a pessoa está “apenas” querendo chamar a atenção.


Já lhe ocorreu que essas pessoas estão mesmo querendo chamar atenção? Mas não por que querem incomodar ou “aparecer” e sim porque estão desesperadas por ajuda. Então quando seu colega disser que está pensando em se matar não o ignore, quando perceber aquele adolescente com cortes pelo corpo não o ignore, sabe aquele amigo que vive embriagado e abusa do uso de drogas, não o ignore.


Não se pode prever exatamente quem é uma pessoa suicida, mas existem alguns fatores de risco:

  • Transtornos psiquiátricos diagnosticados como, depressão, ansiedade, transtorno bipolar, esquizofrenia;

  • Alcoolismo;

  • Abuso ou dependência de drogas;

  • Tentativa de suicídio anterior;

  • Fatores sociais como, separação conjugal, desemprego, conflitos familiares;

  • Comportamento impulsivo.

Isso não quer dizer que todas as pessoas com essas características vão tentar suicídio ou pensam sobre isso, mas é importante prestar atenção.


Então o que fazer se desconfiar que um colega quer cometer suicídio?


O primeiro passo é ser atencioso, escute os desabafos dessa pessoa, pergunte se tem algo em que possa fazer, não faça comentários do tipo “tudo vai ficar bem” ou “você precisa reagir”, não julgue ou compare, mostre que está disponível se ela precisar.


Ações que você pode tomar:


Se ofereça para acompanha-la no psiquiatra ou psicólogo, evite deixar a pessoa próxima de meios letais, isso reduz o risco imediato, evite deixar a pessoa sozinha, se precisar de intervenção imediata ligue 192 SAMU.


Se você está pensando em suicídio eu sei que a dor está quase insuportável, mas não desista, peça ajuda!


Você pode encontrar mais informações e ajuda no site: https://www.setembroamarelo.com/


 

Leia também:

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page