top of page

03 Passos Para Superar Desafios

Estamos em constante necessidade de superação de alguns obstáculos impostos no dia a dia. Em uma sociedade em constante mudança, os desafios exigem dos indivíduos cada vez mais dinamismo, tanto diante do trabalho, quanto na vida pessoal, desenvolver uma boa capacidade de adaptação é fundamental para se destacar.


menina montando um cubo com peças em formatos diferentes

Por: Leonardo Amorim

Data: 10/10/2023 às 13:00 | Horário de Brasília.


Em diversos momentos das nossas vidas somos provados, e assim, costumo dizer aos amigos e aos mais próximos, que nós só valorizamos o gosto doce de uma vitória por que em algum momento provamos o gosto amargo das derrotas, e acredite são elas quem dão esse sabor especial as conquistas, ao nosso primeiro emprego, a primeira promoção, ao primeiro amor, enfim, aos diversos degraus que devem ser escalados para o nosso ponto B, o famoso e tão esperado sucesso.


Isto posto, vamos aos três passos para superar qualquer desafio, são eles:


Aprenda com o fracasso:


Tire uma lição do insucesso, reflita os comportamentos e ações que não foram adequados ao objetivo, e que te afastaram de obter êxito, esta é com certeza a maior competência da superação. Na próxima vez que uma situação parecida acontecer, você com certeza vais estar bem mais preparado para encarar.


Nosso segundo passo, depende muito de você entender a importância do fracasso. Daí então, vamos a ele…



Tente outra vez:


Tão valioso quanto aprender com o fracasso é a persistência, não é porque não deu certo da primeira vez que você não vai ter novamente, não é? E esse é o segundo passo para transpor um desafio. Você já sabe no que errou da primeira vez, sua nova tentativa tem grandes chances de dar certo se sua reflexão foi bem feita.


“Se você quer um arco-íris tem que aguentar a chuva”. Então vamos ao nosso terceiro e último passo. Lembre-se de comemorar:


Aprendi recentemente a importância de comemorar o sucesso, um pequeno símbolo é fundamental para celebrar a sua vitória, o seu pote de ouro no final do arco-íris, nunca deixe de comemorar e sempre se presenteie


Aos realizarmos esse pequeno ritual damos a devida importância a caminhada realizada e principalmente não deixamos de reconhecer a nossa superação o ato de força diante dos diversos obstáculos.


Imagine o quão sem graça seria a vida sem as celebrações? Então, estoure uma champagne, coma seu doce preferido, vá ou faça uma festa, enfim simbolize a importância daquilo para você.


Conclusão:


A vida é uma série interminável de desafios, e nossa capacidade de superá-los define quem somos. Aprender com os fracassos é uma competência que nos permite transformar cada derrota em uma lição valiosa. Ao refletir sobre nossos erros e identificar áreas de melhoria, nos preparamos para a próxima tentativa, armados com conhecimento e experiência. A persistência é a chave para não desistir quando as coisas não saem como planejamos. É a determinação de continuar tentando, de ajustar nossa abordagem e enfrentar o desafio de frente que nos leva ao sucesso.


Por fim, a celebração é a cereja do bolo de nossa jornada. Comemorar nossas conquistas, independentemente de quão pequenas ou grandes sejam, é fundamental. Isso nos ajuda a reconhecer o valor de nossa jornada e a força que demonstramos ao superar obstáculos. Portanto, não deixe de celebrar suas vitórias, de presentear a si mesmo e de reconhecer seu próprio mérito.


Em última análise, lembre-se de que os sonhos mais grandiosos muitas vezes são vistos como loucura aos olhos incrédulos. Mas são esses sonhos que nos impulsionam a superar desafios, a crescer e a alcançar o inalcançável. Enfrentar obstáculos é uma parte essencial da jornada em direção ao sucesso, e cada desafio superado nos torna mais resilientes e confiantes.

 

Leia também:


bottom of page