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Comunicação assertiva: a soft skill para o sucesso profissional.

Sabe aquele requisito de “boa comunicação interpessoal” na descrição de uma

vaga? Ele diz respeito a comunicação assertiva, uma das soft skills mais

desejadas nos profissionais, e que é um dos pilares para a eficiência do

trabalho em equipe.


E não pense que a desenvolver a habilidade de comunicação está relacionada ao uso de uma linguagem rebuscada ou restrita a cargos de liderança. Aprimorar como nos comunicamos impacta diretamente todos nossos relacionamentos – e de forma bastante positiva.


Falhas na comunicação podem gerar bastante conflitos, assim como a forma que nos comunicamos. Mas também podemos pacificar conflitos, e até evita-los se tivermos uma comunicação assertiva. E por isso, tal habilidade se destaca na lista das mais promissoras no mercado de trabalho no mundo pós pandemia.


A comunicação assertiva está relacionada a nossa forma de expressar sentimentos, pensamentos e opiniões, de forma direta, compreensível e respeitosa, de uma maneira que minha mensagem será compreendida facilmente. Mas também é sobre ser mais empático, buscando compreender as emoções e intenções que há por trás da mensagem que recebe, demonstrando compreensão e atenção na escuta.


Infelizmente, na maioria das vezes, queremos defender nossas ideias a todo custo, não conseguindo compreender meu interlocutor. Quando desenvolvemos a nossa comunicação, conseguimos expor nossas ideias e legitima-las, assim como questionar e argumentar em qualquer contexto, sem criar atritos ou uma disputa de pontos de vista.


Portanto, a habilidade de “se comunicar bem” não é apenas sobre a mensagem, as palavras e o que estou expondo, mas também a forma que estou expressando o que quero dizer. Por isso, a linguagem corporal, a segurança, a escuta ativa, e principalmente a empatia são aspectos importantes para uma comunicação assertiva, e é o que a difere de um comportamento passivo-agressivo.


Mas, o que se pode fazer para começar a aprimorar a minha comunicação?


  • Escute os outros com mais atenção, fazendo contato visual, sem interromper, ou ficar pensando em qual resposta irá dar;

  • Repare no que não está sendo dito, a linguagem corporal do seu interlocutor pode dizer muito mais do que ele está dizendo;

  • Procure identificar possíveis problemas na sua comunicação (por isso

  • prestar atenção nos outros é tão importante);

  • Invista em autoconhecimento, leia livros sobre o tema, procure ajuda

  • profissional se necessário. Invista no seu desenvolvimento;

  • E por último, mas não menos importante, indique treinamentos para sua equipe de trabalho, aprimorando a habilidade de se comunicar juntos.


O que se ganha aprimorando sua habilidade de comunicação é a confiança e respeito em suas relações, fortalecimento de vínculos e motivação das pessoas ao seu redor.

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