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Uma em cada cinco pessoas é procrastinador crônico.

Um artigo do jornal Psychological Science revelou que a procrastinação está presente no gene humano. De acordo com outra publicação, do The New York Times, a cada cinco pessoas, uma é procrastinadora crônica.


A procrastinação pode ter um impacto significativo na produtividade no trabalho, pois a procrastinação é o ato de adiar tarefas importantes ou atividades que precisam ser concluídas em tempo hábil. Isso pode levar a uma menor qualidade do trabalho, prazos perdidos e, potencialmente, atrasos no projeto ou no cronograma geral.




O que é procrastinação?


A procrastinação é a protelação do ato. Acontece, por exemplo, quando você deixa um assunto para resolver depois. De certa forma, é um comportamento normal, no sentido de priorizar atividades, mas em outros casos, principalmente quando isso se torna corriqueiro, chega a ser prejudicial.


Quais as causas da procrastinação?


Causas psicológicas - a procrastinação pode estar ligada a distúrbios mentais, como ansiedade e problemas de autoestima. Há quem deixe de realizar uma tarefa por medo de reprovação. Assim, ela acaba ficando sempre para depois. Causas Fisiológicas - outra causa da procrastinação está relacionada ao cérebro, mais precisamente ao córtex pré-frontal. Se há algo incomum com essa área, como uma lesão, por exemplo, o indivíduo pode sofrer mais com as distrações externas. Isso ocorre porque o córtex pré-frontal é responsável, entre outras coisas, pelo controle dos impulsos e determinação do foco.


Qual a relação entre procrastinação e a saúde mental?


O procrastinador costuma postergar as tarefas com o intuito de obter bem-estar, mas, na verdade, a sensação é apenas imediata. Conforme as demandas vão se acumulando, o gesto, que à primeira vista parecia simples, foge do controle. E, com isso, várias emoções negativas vem à tona, como frustração, incapacidade e insegurança.

Como parar de procrastinar?


Para combater a procrastinação no ambiente de trabalho, é importante estabelecer prazos realistas e gerenciar o tempo de forma eficaz. Isso pode envolver a criação de listas de tarefas diárias, a definição de prioridades claras e a divisão de grandes projetos em tarefas menores e mais gerenciáveis. Além disso, a comunicação aberta e transparente com os colegas de trabalho pode ajudar a manter todos no caminho certo e a evitar a procrastinação. Alguns livros que te ensinam como parar de procrastinar - se você está mesmo disposto a acabar com a procrastinação e quer ir fundo no conhecimento, vale ler algumas obras sobre o tema. Entre elas: “A arte da procrastinação”, de John Perry, “Como vencer o medo, deixar de procrastinar e se tornar uma pessoa de ação”, de Steve Allen “O fim da procrastinação”, de Petr Ludwig


Fonte: PucPR

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